domingo, 31 de outubro de 2010

Árvore de Natal

Estarei postando este mês, alguns trabalhos que fiz no ano passado sobre o Natal enfeitando a Escola em que trabalhei. Idealizei esta árvore de Natal, fazendo várias árvores de revistas (dobraduras) e colando-as em um cone feito de papel paraná. Ficou muito bonita e diferente.

Depois de pronta, distribui para todos os funcionários da Escola vários CDs para que os mesmos escrevessem mensagem natalinas e enfeitei toda a árvore.

Em cima da árvore, fixei um cartaz escrito: "Neste natal presenteie". Embaixo da mesma, coloquei vários embrulhos simbolizando os presentes a serem entregues por nós (Amor, Bondade, Alegria, Dedicação, Honestidade etc...)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Artigo: A Arte de Ouvir


A ARTE DE OUVIR

Conta a lenda que um díscipulo de Tomás de Aquino, vendo o Mestre sempre debruçado sobre sua mesa de trabalho, absorto em estudos, resolveu pregar-lhe uma peça. Aproximou-se e disse: "Mestre, há um boi voando lá fora". Imediatamente o sábio se levantou, correu e olhou pela janela. Ao voltar encontra seus discípulos rindo e o que havia feito a troça disse: "Mestre como pôde o senhor acreditar que um boi pudesse voar?" Ao que Tomás de Aquino respondeu: "Preferi acreditar que um boi voasse, a pensar que você me enganaria."
Esta atitude inusitada do grande filósofo nos aponta para uma qualidade essencial da arte de ouvir: a atitude despreconceituosa diante do novo, a capacidade para deixar de lado os conceitos prontos do que é, e do que não é realidade. Ser de certa forma como criança quando o outro está falando, pois ali a novidade pode acontecer. Uma criança eterna dentro de nós, que cresce e aprende com tudo que ouve e vê.
Ao ouvir, nos colocamos diante de algo que é distinto do nosso próprio ser. Precisamos nos esforçar para, mesmo que temporariamente, aceitar o outro dentro de nós. A imagem da criança neste sentido surge de forma poderosa, pois sendo ela como uma esponja, que absorve todas as impressões que a rodeiam, sem barreiras ou filtros, é muito mais apta a aprender e a ter verdadeiros encontros. Enquanto estamos ouvindo de forma genuína, estamos exercitando uma nova infância, um renascer para a realidade que surge.
O grande sabotador deste estado de ser é a dúvida. Como vimos no episódio de São Tomás, ela não se manisfestou no momento em que ele escutou seu aluno. A dúvida tem pouco a ver com a natureza da criança. Ela é fruto de um processo crítico adulto, que não deve ser descartado, mas que se torna fatal quando invade o espaço da escuta.
Quando em uma conversa ela surge, nascida do diálogo interno com meus velhos conceitos, já estou muito distante do meu interlocutor e paralisado na escuta.
Ouvir, neste sentido, pode tornar-se um forte aliado para o desenvolvimento individual e coletivo do ser humano, pois se baseia em uma sincera abertura para o novo e na confiança e amor pelo próximo.

Fonte: www.ouvirativo.com.br




sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Reciclagem

"A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou lamentavelmente da permanência do hoje.". Paulo Freire

Reciclar sempre: eis a solução!!!
Reduzir, reutilizar e recriar a serviço do planeta!!
Não deixe que as belezas de nosso planeta fiquem só na recordação. Preserve nosso ambiente. O planeta agradece!!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Teatro e Fantoches

Minhas amigas, aqui disponibilizo algumas sugestões de casinha para fantoches, feitas com material reciclado. Essa aí foi feita com caixas de leite. As mesmas foram presas uma a outra com fita adesiva larga transparente.
Aqui, utilizei uma caixa de bicicleta, na frente e na jardineira fiz uma textura com massa corrida. Além de prática; é leve e fácil de manusear e locomover para onde quiser. Basta apoiá-la em uma mesa, contar a história e encantar a criançada.








Nessa utilizei uma caixa de TV, colei jornal amassado e pintei com um fundo branco mesclado com verde e glitter. Espero que gostem!







Teatro sobre o Descobrimento do Brasil


Teatro Evangelístico do Smilinguido